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Inteligência Competitiva para Tomada de Decisão

APRESENTAÇÃO
Entender o que está acontecendo no ambiente de negócios, obter insights para um melhor posicionamento estratégico, aumentar as vendas, reduzir custos de aquisição, melhorar o desempenho das operações, otimizar o resultado de sua empresa ou instituição são atividades chaves para qualquer profissional que necessita garantir a competitividade de sua organização.

Neste programa, os participantes entenderão todo o processo de transformação de dados e informações em inteligência organizacional para melhorar os resultados. Serão abordados conceitos e metodologias para uma melhor compreensão dos problemas e desafios organizacionais, de como planejar a coleta e busca de informações, de como estruturar as perspectivas analíticas e como disseminar este conhecimento dentro da organização e para os tomadores de decisão.

OBJETIVO
Capacitar profissionais em todos os processos de transformação de dados e informações em inteligência organizacional através de uma abordagem estruturada e a apresentação de casos e exemplos práticos. Integração com os conceitos de planejamento estratégico, tático e comercial. A abordagem traz uma visão completa do ciclo clássico de inteligência incorporando conceitos modernos de Inteligência Coletiva, Redes, Storytelling e Business Intelligence. Dessa forma, os objetivos instrucionais propostos nesse curso buscam os seguintes aprendizados:

■ A compreensão e identificação de problemas, desafios e oportunidades organizacionais;
■ Planejamento e Execução da coleta de informações em fontes primárias e secundárias;
■ Aspectos chaves e metodologias para Análise de Informações e Recomendações para a Tomada de Decisão;
■ A compreensão dos objetivos dos entregáveis, aspectos chaves de comunicação e técnicas de StoryTelling.

A QUEM SE DESTINA
Executivos, gestores, analistas, controllers, tomadores de decisão e outros profissionais que participem ou irão participar de atividades de construção de inteligência organizacional para a tomada de decisão Estratégia, Comercial ou de Operações. Inclui-se neste universo todos os profissionais que coletam, estruturam, analisam e distribuem dados e informações.

  1. Módulo 1. Inteligência - Uma visão global sobre o tema

    • O que é Inteligência?
    • Inteligência – as suas diversas faces – Inteligência Estratégica, Inteligência de Mercado e Inteligência de Negócios;
    • Inteligência e Tomada de Decisão: exemplos de casos de sucesso.
  2. Módulo 2. Entendendo os problemas organizacionais e seus desdobramentos em necessidades de informação

    • As necessidades de informação nos níveis estratégicos, táticos e operacionais;
    • Os tópicos chaves de inteligência (KITs) e como desenvolvê-los;
    • As questões chaves de inteligência (KIQs) e como detalhá-los adequadamente;
    • Necessidades de informação em um novo mundo emergente;
    • Aplicação dos conceitos em casos práticos (Exercícios)
  3. Módulo 3: Planejamento e coleta de dados e informações

    • Onde estão os dados e informações desejadas, e como obtê-los: planejamento da coleta;
    • Dados internos: modelagem de banco de dados e preparação da informação;
    • Dados externos: fontes secundárias e primárias;
    • Técnicas de coleta em fontes primárias: observação, entrevista, elicitação (Exercícios)
  4. Módulo 4: Metodologias de Análise na geração de conhecimento estratégico

    • O que é analisar?
    • Análise: informação completa, informação incompleta e incertezas;
    • As diversas técnicas de análise e suas diferenças;
    • Análises Estratégicas, de Mercado e de Operações;
    • Monitoramento de Sinais Fracos;
    • Aplicação de conceitos em casos práticos (Exercícios)
  5. Módulo 5: O decisor, conhecimento estratégico e informações acionáveis

    • Os entregáveis: qual é o objetivo de todo trabalho de inteligência;
    • Recomendações versus Opções;
    • A mensagem: por que os decisores querem menos informação e não mais;
    • Storytelling: como contar uma estória e engajar pessoas;
    • Avaliação de casos práticos.
  6. Módulo 6: Processos de Inteligência e Equipes

    • Unidades de Inteligência;
    • Modelos de fluxo e culturas organizacionais;
    • Inteligência e Inovação;
    • Inteligência Integrada.
  7. DIFERENCIAIS

    • Um programa único que traz uma visão integrada dos processos de inteligência, contemplado aspectos chaves e incluindo tópicos emergentes e atuais;
    • Apresentação de casos de sucesso;
    • Exercícios exclusivos de coleta de informação, análise e comunicação;
    • Visão tradicional e alternativas de processos de inteligência: flexibilidade para resolver problemas e desafios em empresas muito diferentes;
    • Instrutores com ampla experiência profissional, com atuação em diversas empresas e situações, conhecedores de aspectos práticos e teóricos.
    • Palestrante internacional;
    • Acesso a ampla rede internacional de profissionais para relacionamento e aprofundamento.

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treinamento@3gen.com.br