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Tomada de Decisões em Tempos de Turbulência

APRESENTAÇÃO
O curso Tomada de Decisões em Tempos de Incerteza é uma ferramenta fundamental para o momento que vivemos. Por meio de análises precisas e coesas, você vai aprender como entender os aspectos fundamentais do ambiente externo, bem como os aspectos internos (seus e/ou de sua instituição), e assim descobrir o melhor curso de ação.

OBJETIVO

Os objetivos instrucionais propostos nesse curso visão os seguintes aprendizados:
Apresentar o conceito de vieses cognitivos e tomada de decisões em tempo de incertezas;
Refinar tomadas de decisões por meio de analises racionais e logicas, com assertividade e rapidez, dirimindo
incertezas e melhorando resultados;

Analisar fatores internos e externos para definição de cenários condizentes com a realidade e para suportar uma
tomada de decisão assertiva com desdobramento para um plano de ações.

A QUEM SE DESTINA
O curso se destina a diretores, gestores, analistas e outros profissionais com atividade de liderança e gestão de equipe
que tipicamente lidam com resolução de problemas em meio a momentos de crise e buscam aperfeiçoar boas
tomadas de decisão

  1. Módulo 1 – Tomando Decisões: uma visão abrangente sobre o tema

    • Os pressupostos teóricos e uma visão abrangente sobre a tomada de decisão;
    • Os passos típicos de um processo decisório;
    • As heurísticas e vieses que afetam o processo decisório;
    • A influência do julgamento de equipes na decisão;
    • O processo decisório em tempos de alta incerteza;
    • Um modelo para tomada de decisão em situações de incerteza;
    • O papel do líder no estabelecimento do senso de urgência.
  2. Módulo 2 – Identificando problemas de Negócio

    • Estabelecendo o contexto do problema;
    • Identificando stakeholders e entendendo interesses;
    • Definindo e desdobrando os componentes do problema;
    • Definindo premissas, restrições, critérios de decisão e benefícios esperados;
    • Revisando os objetivos de negócio no contexto atual;
    • A importância da visão estratégica da liderança (O papel da liderança na conexão do
      time com o mundo exterior).
  3. Módulo 3 – Construindo cenários e identificando riscos

    • Mapeamento do contexto interno e externo;
    • Analisando fatores e construindo cenários;
    • Identificando riscos de negócio e potenciais temas de atuação;
    • Formando times para elaboração dos planos de ação.
  4. Módulo 4 – Analisando Opções e Tomando Decisões

    • Identificando e priorizando soluções;
    • Estruturando as opções de decisão;
    • Definindo as diretrizes de gestão de mudança para a decisão tomada;
    • O papel da liderança na tomada de decisão.
  5. Módulo 5 – Implementando as decisões

    • Planejando portfólio e projetos de implementação da decisão;
    • Testando e implementando as decisões;
    • Definindo times de implementação;
    • Monitorando os impactos nos objetivos e nos critérios definidos.
    • O papel da liderança na mobilização para execução.

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