3GEN

CONHEÇA A HISTÓRIA DA 3GEN!

Nesses 16 anos de empresa, a 3GEN cresceu a cada dia e formou um grande time, conheça mais a história completa!

Em 2004, dois jovens com mentes empreendedoras

E com vontade de criar algo que acreditavam, perceberam que se ambos unissem suas competências, poderiam criar um negócio próprio ao mesmo tempo em que geravam mais valor para os clientes.

Era a época do Planejamento Estratégico, da estruturação de desafios e planos para realizar objetivos, traduzido pelo Balanced Scorecard, uma ferramenta que prometia organizar as estratégias e fornecer um caminho para que fossem realizadas. E qual era a proposta de valor desses dois jovens?

Simples: a execução da estratégia.

Ter um caminho é útil, mas trilhar esse caminho é fundamental, e eles sabiam disso.

A ideia era boa, mas era preciso transformá-la em realidade. Até que em uma viagem a Belo Horizonte, sentados em um bar e conversando, resolveram pôr no papel – diga-se de passagem, um guardanapo – toda a ideia de como seria, hoje, a 3GEN.

No segundo semestre do mesmo ano, Luiz Gustavo Sedrani e Roberto Campos de Lima pediram desligamento em suas empresas atuais (onde tinham uma situação estável) e embarcaram na aventura de criar um negócio de consultoria, do zero.

Os dois foram atrás de entender mais sobre metodologias da área

E encontraram uma empresa na Inglaterra especializada no assunto de tradução e execução da estratégia. A ideia inicial era fazer uma parceria para aplicar o método no Brasil. Viajaram para conhecer essa empresa, mas chegaram à conclusão que seria melhor se trabalhassem do zero em uma nova consultoria.

Ainda na Inglaterra, tiveram a ideia do nome e do conceito que seria dado a empresa – uma união entre Gestão Estratégica de Negócio e 3rd (third) GENeration, formando assim, o nome e a marca 3GEN.

Primeiro logo da 3GEN

No dia 17 de janeiro de 2005

Em uma sala pequena alugada na Vila Olimpia, na Rua Helena, com toda mobília e material de escritório comprado de uma empresa que estava fechando as operações no Brasil e partindo para o exterior, surgiu a 3GEN Gestão Estratégica, com três sócios.

No inicial da 3GEN, os sócios conseguiram vender e ter como o primeiro projeto, um treinamento a distância para a empresa IBC, chamado Gestão Estratégica com uso de Balenced Scorecard e Indicadores de Desempenho.

Foram produzidos 9 módulos tendo como base os conteúdos gerados pelos três sócios. A empresa IBC divulgou o treinamento a distância da 3GEN para mais de 50 mil pessoas. Foi o momento exato no qual a 3GEN poderia ser apresentada aos potenciais clientes, fazendo um marketing a custo zero, entregando um folder para saberem que a nova empresa estava chegando no mercado.

Na sequência, a 3GEN vendeu um projeto de consultoria para a FIEP no Paraná. As coisas logo de início estavam caminhando bem.

Com a divulgação e os contatos dos sócios, um gerente de estratégia de uma empresa de siderurgia , acreditou no trabalho da 3GEN e aproveitou a necessidade de treinar presencialmente profissionais da empresa. Adquiriu então, treinamentos para algumas dezenas de pessoas. Após os treinamentos, a empresa contratou a 3GEN para participar de um projeto de consultoria com eles, consolidando a relação de confiança.

Um fato muito interessante é que no início dos anos 2000

A mesma siderurgica contratou a empresa de consultoria da qual os sócios da 3GEN (Luiz e Roberto) haviam sido empregados e colegas de trabalho. Ambos criaram e implementaram o projeto, que anos depois, em 2006, ganhou o prêmio Hall of Fame de uso de Balanced Scorecard em nível Mundial. Porém, como os sócios não estavam mais na antiga empresa de consultoria, eles não ganharam o mérito.

Com o tempo veio o crescimento da base de clientes

A empresa estava tendo bons resultados e por isso foi necessário contratar novas colaboradoras. Entre elas estava  a Adriana e a Aline Vênere, que vieram para ajudar nos projetos de consultoria e treinamento e a Ana Paula para trabalhar nas ações de marketing. Em um pouco mais de 1 ano já haviam extrapolado sua pequena sala para a sala ao lado para terem mais espaço, o que permitiu a contratação de mais (e muito necessários) colaboradores.

Em meados de 2007, A 3GEN para se consolidar e se manter no mercado

Iniciou uma série de investimentos em marketing: feiras de eventos, totens em aeroportos, folders, eventos de cafés da manhã, palestras/workshops e treinamentos abertos. Aos poucos a 3GEN conquistava seu espaço na mídia.

A 3GEN participou por 4 anos consecutivos da feira de eventos HSM com diferentes formatos e no último ano, aproveitando o auditório exclusivo da 3GEN no evento e a participação na revisão técnica do livro “Revelações para o Planejamento Estratégico – O Caminho para o Sucesso nos Negócios”, convidou para palestrar o Paul Niven, autor deste livro.

Ainda como uma ação para se consolidar no mercado, trocar experiências e desenvolver novos conteúdos relacionados a gestão estratégica, a 3GEN, em conjunto com a Mapfre, organizaram o GMP (Grupo de Melhores Práticas). No inicio, um total de 10 organizações de diferentes setores (CNI, SEBRAE, BNDES, Voith, Hospital São Camilo, Serasa Experian, Samarco, entre outras) participavam com encontros bimestrais e, a cada bimestre, cases de sucesso e novos temas de interesse dos participantes eram discutidos, criando assim, uma base de boas práticas que ajudavam estas organizações na execução das suas estratégicas.

Em 2010 a 3GEN foi crescendo e aumentando seu time, precisando de mais recursos. Houve a necessidade de sair da Vila Olímpia para conseguir um espaço maior. Foi alocado um escritório no Itaim Bibi, na rua Bandeira Paulista, e com isso convidaram mais um sócio para fazer parte do time. A empresa seguia com 4 sócios para ajudar na venda e execução dos projetos, com a ajuda de um time de consultores e um time de apoio no back office. O quarto sócio ficou quase 2 anos na empresa e partiu para outros desafios.

A 3GEN se consolidava no mercado, com grandes clientes entrando e com projetos bem-sucedidos. Os três sócios sentiram a necessidade de uma ação para que a 3GEN continuasse crescendo e não estagnasse. Por isso, foram à Inglaterra novamente para terem um encontro com uma empresa especializada em consultoria mundial e entre várias dicas e ideias colocadas em ação, uma delas merece destaque: as verticais, isto é, dominar áreas de mercado especificas para a consultoria e não apenas entender sobre metodologias.

Após 5 anos de Itaim Bibi, a 3GEN mudou novamente de espaço para uma infraestrutura maior, na Chucri Zaidan, agregando em um mesmo ambiente, estrutura para realização dos projetos de consultoria e dos treinamentos presenciais, eliminando assim, a necessidade de utilizar salas alugadas de hotéis. Nesse mesmo momento de troca de local, continuaram apenas Luiz Gustavo Sedrani e Roberto Campos de Lima como sócios. Nesse momento, os dois sentiram a necessidade de mudar a estratégia e o modelo operacional da empresa.

Em 2016, os sócios da 3GEN trouxeram mais pessoas para essa responsabilidade.

Direcionaram uma parte da cota da sociedade do antigo sócio e convidaram alguns profissionais seniores da própria 3GEN para terem parte no negócio. Participam então uma nova sociedade: Aline Vênere, Cleucia Braga, Henrique Kometani, Alex Lugli e Rodrigo Cavalcanti.

Nesse movimento de mudanças, a 3GEN repensou sua estratégia e estruturou as verticais para trazer mais valor à empresa. Sistema S, Sistema de Justiça, Educação e Saúde eram as verticais que ficavam sob a responsabilidade dos sócios.

Nos anos seguintes, mais reestruturações ocorreram, com Cleucia, Alex, Henrique e Rodrigo deixando a sociedade, e se juntando a ela Ruy Flávio de Oliveira, Guilherme Souza e Evandro Lopes.

Confira os sócios atuais da 3GEN:

LUIZ GUSTAVO SEDRANI

ALINE VÊNERE

RUY FLÁVIO DE OLIVEIRA

GUILHERME SOUZA

Sócio 3GEN Evandro

EVANDRO LOPES

Ao longo da sua história

A 3GEN se consolidava com novas estratégias e apostava na era digital, onde o marketing na internet passou a ser intensificado com divulgação dos treinamentos e serviços por meio das redes sociais. A empresa também foi ampliando os conteúdos e os formatos que o nosso público-alvo gostava de acessar para que a 3GEN estivesse presente nesses espaços.

Com isso as redes sociais da 3GEN foram modificadas para conteúdos que chamassem mais a atenção do nosso público, o site ficou de “cara” nova, o logo da empresa foi atualizado, seu manual de identidade visual foi reestruturado e passou a ser mais utilizado. Estratégias de marketing foram aplicadas dentro do site da empresa para atingir mais leads. As produções de artigos e dicas foram intensificadas e postadas em mais canais na internet. Com isso, a 3GEN começava uma nova era.

A última movimentação societária foi a saída do sócio-fundador Roberto Campos de Lima

Que depois de 16 anos à frente da 3GEN deixou a empresa em busca de novos desafios.

É interessante observar que um dos sócios mais antigo de casa, sempre falava da “Meta 45”, que aos 45 anos ele iria seguir com outros projetos profissionais. Roberto, com um pouco mais que 45, saiu da bancada de sócios da 3GEN para realizar um sonho, deixando uma marca de ensinamentos muito grande na empresa, com suas ideias, experiencias e muita parceria. Roberto além de ter sido o sócio fundador era um amigo de todos da empresa, sua passagem pela 3GEN será sempre lembrada.

A 3GEN entra em 2022 com foco renovado:

Além dos projetos em consultoria e treinamento, expande cada vez mais a atuação nas verticais, dando um destaque para  a unidade de negócios de Educação, que em parceria com o Instituto Ayrton Senna, vem buscando levar projetos de Educação para as redes estaduais e municipais de ensino de todo o Brasil. E isso é só o começo: a expansão dos serviços em Educação, Saúde, Sistema de Justiça e a entrada em novos negócios e mercados, marcam uma nova era de excelentes oportunidades para a 3GEN, seus sócios, seus colaboradores e — sobretudo — seus clientes.

Quer conhecer um pouco mais dessa história e ser parte desse sucesso? Marque um café com a gente e descubra o que a 3GEN pode fazer por sua empresa!