3GEN

06 Dicas para ser um gestor mais efetivo

Quer ser um gestor mais efetivo? Seguem algumas dicas que — somadas a todas as suas competências de liderança e gestão — vão tornar essa tarefa amis fácil de ser realizada.

Ruy Flávio de Oliveira - Sócio da 3GEN

1. Comunique-se adequadamente

Comece por ouvir, que é metade do processo de comunicação, mas muitos gestores negligenciam. E ao falar/escrever, seja claro e objetivo. E nunca se esqueça que em comunicação, é melhor sobrar do que faltar.

2. Lidere pelo exemplo

Quer empenho de seus colaboradores? Empenhe-se. Quer entusiasmo com o trabalho à frente? Mostre entusiasmo. Quer compreensão quando as coisas não saem como esperado? Mostre compreensão. É muito mais fácil obter respeito quando voc6e age de acordo com o que demanda dos colaboradores.

3. Seja consistente sem ter medo de se ajustar

Adote um código de conduta e se paute por ele. Seus colaboradores se sentem seguros quando você mostra consistência em suas ações. Os colaboradores precisam enxergar em você um ponto sólido de apoio, e isso se chama consistência. Mas, quando identificar a necessidade de mudar, não hesite: insistir no erro para ser consistente é bem pior do que admitir esse erro e mudar de acordo.

 

4. Seja Humana

Por trás das compet6encias e do potencial de cada colaborador há um ser humano com emoções, desejos, falhas. Exatamente como no seu caso, aliás. Tratá-los como seres humanos, com empatia e compaixão é a melhor forma de obter seu respeito e o melhor de seu desempenho.

5. Pratique o Feedback de duas mãos

Crie um ambiente em que o feedback objetivo é praticado em abundância (se necessário, contrate um treinamento sobre feedback objetivo). Ofereça feedback sempre que a situação se apresentar e esteja sempre aberto para feedback dos colaboradores.

6. Empodere

Identifique o potencial e as competências de seus colaboradores e delegue ações de acordo com esse potencial e essas competências. Trabalhe com a premissa de que você vai ser promovido e vai ter que indicar alguém à altura para te substituir. Construa em cada um dos colaboradores alguém que pode assumir mais responsabilidades na empresa a qualquer momento.

Saiba mais sobre outros artigos da 3GEN, 5 erros que o líder deve evitar e uma dica que ele deveria seguir!  E nos acompanhe no Instagram e Linkedin.

RUY FLÁVIO DE OLIVEIRA
Sócio da 3GEN, Ruy é formado em Engenharia da Computação pela UNICAMP, possui pós-graduação em Marketing pela ESPM e é especialista em gerenciamento de produtos pela São Paulo Business School. Ruy tem uma longa experiência nas áreas de tecnologia, marketing e gerenciamento. Consultor desde 2009 e instrutor desde o início de sua carreira, ingressou na área de gestão educacional em 2014, estabelecendo parcerias estratégicas entre a indústria e a universidade, em benefício de estudantes que já saem para o mercado de trabalho com experiências que são de alto valor para empresas que estão contratando.
0Gostei
0Amei
0Engraçado
0Pasmo
0Triste
0Não curti