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Não consegue maximizar os lucros?

Conheça 5 forças que podem impedir empresas de maximizarem lucros

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5 forças que podem impedir empresas de maximizarem lucros
No livro Estratégia Competitiva,  de Michael Porter, o autor expõe 5 forças que impedem empresas de maximizarem lucros. São elas:
  1. Rivalidade entre os concorrentes;
  2. Ameaça de novos entrantes;
  3. Facilidade de substituição;
  4. Poder de negociação dos clientes;
  5. Poder de negociação dos fornecedores.

Fique tranquilo! Nós vamos explicar como essas forças são definidas:

1. Rivalidade entre os concorrentes

A rivalidade entre os concorrentes é definida por três sub-forças principais:
  • Número de concorrentes: quanto mais concorrentes, mais acirrada a concorrência;
  • Crescimento da demanda de mercado: quanto mais lento for o crescimento de mercado, mais acirrada a concorrência;
  • Pressões externas: agentes externos, como o governo, sindicatos, têm grande poder de influenciar a natureza da concorrência em muitos setores.

2. Ameaça de novos entrantes

Muitas vezes, quanto menores forem as barreiras para entrar em um mercado, mais acirrada será a concorrência.
As barreiras à entrada podem ser relacionadas com tecnologia, operações, pessoas ou custos. Para isso, um novo concorrente precisa:
  • Desenvolver ou adquirir determinada tecnologia;
  • Desenvolver ou adquirir determinado processo operacional;
  • Obter acesso a um canal limitado de distribuição;
  • Treinar ou contratar mão de obra escassa;
  • Fazer grandes investimentos tanto em ativos de capital quanto em marketing para se tornar um fornecedor de credibilidade;
  • Os custos de substituição também influenciam as barreiras de entrada. Quanto maiores forem os custos para o cliente mudar de fornecedor, maiores serão as barreiras de entrada.

3. Facilidade de substituição

Quanto mais fácil for para os clientes usarem um produto ou serviço substituto, mais difícil normalmente será a concorrência.

4. Poder de negociação dos clientes

Normalmente, quanto maior for o poder de negociação dos clientes, mais difícil será a concorrência.

5. Poder de negociação do fornecedor

Na maioria das vezes, quanto maior for o poder de negociação dos fornecedores, mais difícil será a concorrência.


Portanto, para determinar a intensidade competitiva global, é importante avaliar o nível de rivalidade entre os concorrentes, as ameaças de entrantes e substitutos, poder de negociação dos clientes e fornecedores.
E quanto ao futuro? A concorrência no setor tende a se intensificar? Como tem se comportado o nível de concorrência no setor nos últimos anos?
Isso já é assunto para um próximo post.
  • Alex Lugli

    Graduado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação com especialização em Administração Estratégica pela Fundação Instituto de Administração – USP. Possui experiência em planejamento estratégico, finanças corporativas, marketing e inteligência competitiva. Desde 2008 passou por grandes multinacionais e a partir de 2015 atua como consultor em projetos de modelagem de negócios, planejamento estratégico analítico e análises de viabilidade econômico-financeira de projetos em organizações privadas.