Empresa de Consultoria

Livros para Gerente de Projetos

5 livros que todo gerente de projetos precisa ler

Insights e publicações

5 livros que todo gerente de projetos precisa ler

A 3GEN separou uma lista de livros sobre gestão de projetos que você deve ler e ter em sua prateleira para consulta. Os livros abrangem desde conteúdo básico até guias para certificações da área. Em gestão de projetos, estudar é mais do que essencial. É preciso manter-se atualizado e sempre conhecer novos métodos e assuntos.

Project Portfolio Management (Harvey A. Levine)

Project Portfolio Management

Esta é uma dica para os PMOs. O Harvey Levine, ex-presidente do board de diretores do PMI, apresenta neste livro uma coletânea de diversas práticas de seleção de projetos, incluindo várias técnicas de priorização, como a AHP (Analytic Hierarchy Process, que merece um post próprio que faremos no futuro).

Se você precisa de referências para aumentar o grau de maturidade na gestão do portfólio de projetos na sua organização, trazendo para discussão um leque de opções com embasamento técnico, este livro atenderá sua necessidade.

Para comprar, clique aqui.

PMO – Escritório de Projetos, Programas e Portfólio na Prática (André Barcaui)

pmo.png

Do André Barcaui, coordenador na FGV, este livro tornou-se uma referência no meio acadêmico no Brasil. O livro mostra a importância do PMO como um integrador de pessoas, processos e negócios que, segundo a obra, acaba por influenciar diretamente a maturidade em gerenciamento de projetos da organização e a performance de seus projetos. A abordagem do livro busca privilegiar a prática e vale a consulta.

Para comprar, clique aqui.

Guia PMBOK – 5ª Ed.

pmbok.png

Publicado desde 1996 e atualmente em sua 5a edição, o PMBOK ainda é a maior referência em gestão de projetos disponível no mercado. Trata-se de uma coletânea das melhores práticas documentadas pelo PMI (Project Management Institute).

Porém, vale o alerta: este não é um livro de regras definitivas de como executar cada etapa do projeto. Na prática, cada organização deve avaliar quais processos deve se aprofundar e usar o PMBOK como um guia de referência para melhorar sua maturidade em alguns pontos ao invés de usá-lo como um livro de dogmas.

Para comprar, clique aqui.

Gestão Ágil de Projetos Ken Schwaber)

agile-project.png

O PMBOK e outras metodologias tradicionais de gestão de projetos são robustas, porém, burocráticas. Por isso, diversos clientes da 3GEN estão adotando gestão de projetos por metodologias ágeis (que teremos um post apenas sobre esse tema no futuro), especialmente na execução de seus projetos estratégicos.

Portanto, se atualizar sobre o SCRUM e as metodologias ágeis é fundamental para um bom gerente de projetos, pois mesmo as metodologias de gestão tradicional estão sendo adaptadas para o mundo ágil (como o PRINCE2 Agile, por exemplo). Acreditamos ser uma tendência irreversível.

Dentre as metodologias ágeis, destacamos o SCRUM, que apesar de ter nascido na área de TI, pode facilmente ser transportado para diversos outros cenários. O livro Agile Project Management with Scrum é um clássico: trata-se de um dos livros mais citados por artigos acadêmicos sobre o tema e vale a consulta.

Para comprar, clique aqui.

Project Model Canvas (José Finocchio Júnior)

canvas.pngEm organizações que ainda não apresentam maturidade em gestão de projetos, preencher um simples TAP (Termo de Abertura de Projeto) pode parecer uma atividade extenuante e burocrática. O Project Model Canvas, criado pelo brasileiro José Finocchio Júnior (possivelmente uma das maiores referências sobre o tema no país), trata-se de uma ferramenta que ajuda a quebrar essa resistência.

Com forte inspiração em modelos como o Business Model Canvas (na verdade, se formos na origem, chegaremos nas técnicas de visual thinking, que vêm desde dos anos 80), o Project Model Canvas é perfeito para uso em workshops ou planejamentos em grupo e pode facilmente substituir o TAP clássico.

Para comprar, clique aqui.


Se interessa pelo assunto? A 3GEN possui um portfólio de workshops de projetos.

Ficou interessado e quer mais informações? 
Envie e-mail para  treinamento@3gen.com.br ou entre em contato e ganhe desconto em sua inscrição!