Empresa de Consultoria

Planejamento Estratégico

sua empresa tem?

Insights e publicações

A sua empresa tem planejamento estratégico?

Mas pode ser que ela não tenha estratégia!

O planejamento estratégico é o processo que viabiliza a construção da estratégia de uma organização. Entretanto, estratégia significa escolha, implica em fazer coisas diferentes para obter resultados diferentes. Em sua definição, trata-se de um posicionamento claro, com escolhas únicas relacionadas ao mercado-alvo, clientes prioritários e portfólio de produtos e, mais do que isso, a escolha do que não fazer.

Existem organizações com processos de planejamento robustos, analíticos e participativos, que se utilizam das mais sofisticadas técnicas e ferramentas de gestão. Entretanto, o produto final desse processo, muitas vezes longos, exaustivos e custosos, não é uma estratégia viável e transformadora definida, e sim a tradução de ganhos marginais em operações já existentes.

É comum que a equipe de planejamento, estratégia ou marketing de uma empresa possa se deparar com oportunidades de atuação em mercados emergentes ou não explorados e, neste caso, não se obter a decisão de conquistar novas fronteiras. Esse é o momento em que atestamos que o planejamento estratégico é capaz de não fornecer uma estratégia.

Um dos problemas comuns enfrentados pelas organizações, em diversos setores, é o fato da cultura organizacional tornar-se uma barreira tanto na escolha estratégica quanto na sua execução. Entender as constantes transformações de contexto e traduzi-las em novas necessidades dos clientes pressupõem mudanças na forma de operação das empresas.

O que deu certo no passado deve ser considerado como aprendizado e aprimorado, mas na maioria das vezes não atende as expectativas do mundo atual. E as pessoas não estão preparadas para criticar os processos organizacionais de maneira transversal, com o olhar do cliente. O resultado disso é que a estratégia se torna o reflexo da operação com uma roupagem mais elegante.

A solução para essa questão passa por 3 pontos fundamentais a serem trabalhados:

  1.  É importante o entendimento profundo da cultura organizacional e seus pilares de sustentação. O que move a empresa, quais os seus princípios e motivações, e como os seus colaboradores respondem a isso;
  2.  O entendimento sobre qual posicionamento que a empresa deve ocupar no mercado, considerando os riscos, a capacidade de investimento e as oportunidades de curto, médio e longo prazos;
  3. Por fim, o patrocínio da Alta Liderança para as mudanças que serão exigidas no perfil da empresa no momento de implantação de uma nova estratégia.

Ficou interessado sobre o assunto? Entre em contato com a 3GEN para saber como podemos ajudar!

  • Aline Vênere

    Sócia Consultora na 3GEN, graduada em Economia e pós-graduada em Comércio Internacional pela UNIFACS – Universidade Salvador. Possui experiência em formulação, implementação e governança da estratégia. Em 2001, iniciou a sua carreira em um grupo nacional de grande porte, trabalhando nas áreas de Suprimentos, Controladoria, Inteligência de Mercado, Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios. Desde 2007, atua como consultora em projetos de planejamento estratégico analítico e participativo, desdobramento da estratégia, implementação de Balanced Scorecard, redesenho de processos e gerenciamento de projetos, em organizações de diferentes setores, públicas, privadas e do terceiro setor.