Empresa de Consultoria

Viabilidade Econômico-financeira

3 coisas que você precisa saber sobre viabilidade econômico-financeira de projetos

Insights e publicações

3 coisas
Quantas vezes em sua empresa uma decisão foi tomada sobre iniciar uma iniciativa ou projeto sem ter a visão do retorno esperado?
Essa é uma pergunta que devemos responder toda vez que precisarmos avaliar um projeto ou até mesmo priorizar um em relação a outro.
A viabilidade econômico-financeira é uma medida que, apesar de assumir premissas, nos traz uma visão mais palpável.

Por isso, revelamos 3 coisas que você precisa saber sobre esse tema:

  1.  A viabilidade econômico-financeira é um método ideal para analisarmos projetos paralelamente e priorizarmos entre um e outro, aquele que traz o maior retorno e no menor tempo possível.
  2.  No entanto, nem sempre o maior retorno ou o menor prazo é o driver. Vale a ressalva de que certos projetos podem ser mais estratégicos do que outros, estando mais alinhados as diretrizes e objetivos estratégicos vigentes.
  3. O uso da análise de sensibilidade é fundamental para entendermos as variações dos indicadores, como o Valor Presente Liquido, Taxa Interna de Retorno e Payback, nos dando clara visão do nível de risco corrido e, portanto, facilitando a decisão à ser tomada.
Ficou interessado sobre o assunto? Entre em contato com a 3GEN para saber como podemos ajudar!
  • Alex Lugli

    Graduado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação com especialização em Administração Estratégica pela Fundação Instituto de Administração – USP. Possui experiência em planejamento estratégico, finanças corporativas, marketing e inteligência competitiva. Desde 2008 passou por grandes multinacionais e a partir de 2015 atua como consultor em projetos de modelagem de negócios, planejamento estratégico analítico e análises de viabilidade econômico-financeira de projetos em organizações privadas.