3GEN

06 Dicas para sua Startup decolar ✈️

O sonho de todo empreendedor é criar um “unicórnio”, ou seja, uma Startup que já de saída é avaliada como valendo 1 bilhão de dólares e saia decolando rapidamente. Fácil né? Só que não…

Contudo, mesmo o unicórnio estando bem longe, na maioria dos casos, nada impede o empreendedor de “turbinar” sua Startup, acelerando seu caminho para o sucesso.

Ruy Flávio de Oliveira - Sócio da 3GEN

1. Teste sua ideia

Não é porque você acha que teve a melhor ideia do mundo que essa ideia vai ser recebida de braços abertos pelo mercado. Teve uma ideia e acha que é a melhor invenção desde o sanduíche de pão com ovo? Então vá ao mercado e teste essa ideia. O mercado vai te responder o quanto sua ideia é boa, e inclusive vai te oferecer dicas sobre como melhorá-la.

2. Cobre pelo valor, e não pelo custo

Pode parecer óbvio, mas ainda tem empreendedor que insiste em compor seu preço com base nos custos que incorre em seu produto ou serviço. Como ninguém ainda conseguiu revogar a Lei de Mercado, quem determina seu preço continua sendo ele: o mercado.

Isso implica que o quanto você consegue cobrar é determinado pelo quanto o mercado está disposto a pagar. Isso pode ser desde muito mais do que os seus custos (parabéns!) até muito menos do que esses custos (repense o produto e os custos antes de lançar).

3. Diferencie seu modelo de negócio

Tão importante quanto o produto/serviço e tão importante quanto o preço é o como cobrar. Os modelos de negócio são muitos, e podem colaborar muito para a adoção de seu produto/serviço. Ah, e nessa mesma linha: sempre que possível inclua nesse modelo de negócios um ou mais elementos de renda recorrente. Vale a pena inclusive se perguntar: “o que preciso fazer para que meu modelo de negócio gere renda recorrente?”

 

5. Paciência e empenho são fundamentais, sempre

Raríssimas Startups são sucessos da noite para o dia. E mesmo as que parecem ser, foram trabalhadas fora dos holofotes, durante anos. O comum das empresas que decolam “da noite pro dia” é que tenham pelo menos alguns anos de funcionamento, pequenas, desconhecidas, na dificuldade, quase não dando para manter as portas abertas.

A proporção de Thomas Edison continua valendo: “1% de inspiração, 99% de transpiração.

6. Não pense em “Exit Strategy” antes da hora

Quando minha empresa for um sucesso, vou levantar mais dinheiro, continuar crescendo e virar multinacional? Ou vou vende-la para a Apple? Ou vou transformá-la em uma franquia, delegando aos franqueados expandir meu império?

A expressão chave para os questionamentos acima é “quando minha empresa for um sucesso”, e a resposta obviamente tem que passar por essa expressão chave: “Quando minha empresa for um sucesso, eu penso nisso.” Em que pese o Garrett Sutton achar que não, o tempo empregado em uma Exit Strategy deveria ser usado para gerar uma situação (sucesso!) em que essa estratégia seja relevante.

Leia os outros artigos da 3GEN:

RUY FLÁVIO DE OLIVEIRA
Sócio da 3GEN, Ruy é formado em Engenharia da Computação pela UNICAMP, possui pós-graduação em Marketing pela ESPM e é especialista em gerenciamento de produtos pela São Paulo Business School. Ruy tem uma longa experiência nas áreas de tecnologia, marketing e gerenciamento. Consultor desde 2009 e instrutor desde o início de sua carreira, ingressou na área de gestão educacional em 2014, estabelecendo parcerias estratégicas entre a indústria e a universidade, em benefício de estudantes que já saem para o mercado de trabalho com experiências que são de alto valor para empresas que estão contratando.
0Gostei
0Amei
0Engraçado
0Pasmo
0Triste
0Não curti