Notícias

Diretores e gerentes do TJPB participam de oficina sobre planejamento estratégico

18/03/2013

O workshop, que está sendo realizado na Escola Superior da Magistratura (Esma), é ministrado pelos consultores da 3GEN – Gestão Estratégica. A ideia da presidente do Tribunal, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, é realizar reuniões sistemáticas para avaliar e aperfeiçoar o andamento dos projetos.

Entre outros tópicos, o consultor Roberto Campos de Lima fez explanação sobre como priorizar os projetos estratégicos, em relação aos recursos disponíveis, como também saber gerenciar esses projetos e definir papéis e responsabilidades de execução. “O trabalho rotineiro é fundamental. Contudo, não é o que faz a diferença. A execução dos projetos estratégicos são os responsáveis pela diferença nas empresas públicas, privadas e do terceiro setor”, comentou Roberto Campos.

Também foram debatidos, durante a oficina, os vetores para a execução da estratégia, considerando seis pontos: formular, mapear, alinhar, envolver, implementar e governar. Conforme a ideia posta pela empresa 3GEN, para conseguir o sucesso dentro do projeto é necessário formular uma estratégia e um posicionamento único. Depois, mapear a estratégia e definir os indicadores de desempenho em todos os níveis. Em seguida, o executor deve alinhar os processos e a organização à estratégica estabelecida.

Nas fases seguintes é preciso gerenciar a mudança e o portfólio do projeto estratégico, com foco nos resultados. “Finalmente, é necessário que se crie rituais que suportem a tomada de decisões orientadas pela estratégia”, destacou o consultor da 3GEN.

No dia 18 fevereiro, a Presidência do TJPB promoveu o primeiro workshop a respeito do Planejamento Estratégico. Na oportunidade, estavam desembargadores e juízes auxiliares da Presidência, como também os diretores de Gestão de Pessoas, Economia e Finanças, Administrativa, Gestão Estratégica, Judiciária, Jurídico Administrativo, Tecnologia da Informação e Comunicação Institucional.

Gecom – Fernando Patriota