Indicadores de Desempenho e Performance Organizacional

Apresentação

Um dos grandes desafios das organizações, sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor, é tomar boas decisões. E para tomar boas decisões, é necessário gerir a performance. Avaliar os objetivos de curto, médio e longo prazos que a organização quer alcançar, considerando todo o contexto, é fundamental para que criar um panorama que suporte a tomada de decisão. Nesse sentido, é importante a medição dos resultados com o uso de indicadores de desempenho, desde o nível estratégico até o nível operacional, assim como entender como as relações de causa e efeito impactam os resultados alcançados, bem como as variações de cenário, tanto externos quanto internos da organização.

Em relação aos indicadores, já dizia Peter Druker: "O que não se mede não se gerencia". Por tanto, toda e qualquer área de uma organização que pretende tomar alguma decisão, deve usar indicadores de desempenho para aferição de resultados e principalmente, conseguir corrigir o rumo frente a desvios e novos desafios. Porém, não podemos achar que apenas com os indicadores uma organização consegue ter todas as informações para tomar boas decisões. Observar o cenário, entender o contexto interno e externo, identificar tendências, saber como as relações de causa e efeito funcionam ajudam a preencher as lacunas para uma boa tomada de decisão.

Objetivo

Esse curso tem o objetivo de desmistificar o mundo da gestão de performance, fornecendo conhecimento e experiência para que as organizações e indivíduos possam criar um ambiente de tomada de decisão utilizando a seleção, avaliação, construção e implantação de indicadores de desempenho, associando a avaliação de outros elementos fundamentais para o alcança da performance como gestão de cenários, projetos, relações de causa e efeito, entre outros, para a partir desse contexto mais abrangente, realizar boas análises sobre o alcance dos objetivos. Os objetivos instrucionais propostos nesse curso visão os seguintes aprendizados:

  • Visão geral da gestão de performance e seu uso para tomada de boas decisões;
  • Metodologias utilizadas em gestão de performance;
  • A importância dos indicadores na gestão de performance para mensurar os objetivos da organização;
  • Seleção de indicadores a partir do seu foco de análise;
  • Visão de processos de negócio e indicadores de processos (eficiência, eficácia, efetividade, economicidade, excelência e execução);
  • Metodologias utilizadas em gestão de performance;
  • Análise de indicadores e seus resultados em diferentes dimensões;
  • Gestão de cenários como complemento à visão dos indicadores na análise dos desafios;
  • Entendimento das relações de causa e efeito que impactam nos resultados a serem alcançados;
  • Governança do desempenho.

A quem se destina

Gestores, analistas e outros profissionais que tipicamente lidam com a estruturação de informações, construção e monitoramento de KPI’s, inteligência de mercado e análise de performance das organizações.

Carga horária

16 horas (09:00 – 18:00)

Conteúdo Programático

Módulo 1. Visão geral da importância da gestão de performance nas organizações

  • Importância da gestão de performance para a tomada de decisão;
  • Níveis de gestão de performance: estratégico e operacional.

Módulo 2. Principais metodologias de gestão de performance utilizadas e suas aplicações

  • Ferramentas de gestão de performance da estratégia;
  • Ferramentas de gestão de performance da operação.

Módulo 3. Gestão de Performance como apoio a tomada de decisão

  • Visão geral da tomada de decisão;
  • Elementos que sustentam a tomada de decisão;
  • Os níveis e o processo de tomada de decisão;
  • O modelo de gestão de performance adequado para diferentes organizações.

Módulo 4. Definição do foco de análise e dos indicadores

  • Como monitorar o foco de análise;
  • Estabelecimento de indicadores de desempenho;
  • Detalhamento dos indicadores.

Módulo 5. Coleta e disponibilização dos dados

  • Introdução as formas de coleta de dados;
  • Problemática do tamanho de amostra;
  • Tratamento numérico das informações;
  • Organização dos dados;
  • Gráficos para apresentação dos dados.

Módulo 6. Preparação das análises para suportar tomada de decisão

  • Principais causas que podem gerar os resultados observados;
  • Análise de fatores internos e externos que geraram os resultados observados;
  • Análise de exceções;
  • Análise das tendências de resultado futuro;
  • Avaliação final de performance e dos resultados;
  • Recomendações para tomada de decisão embasada em estudos de viabilidade.

Diferenciais

O curso ministrado por consultores de estratégia com grande experiência na implantação de modelos de gestão de performance utilizando indicadores e diferentes metodologias. Esse treinamento abrange desde a concepção até a realização de análises de performance dos resultados, chegando inclusive no processo de tomada de decisão.