Gestão de Processos - Alinhando os Processos à Estratégia

Apresentação

No ambiente atual de negócios, o principal desafio das iniciativas estratégicas deixou de ser a etapa de planejamento, e passou a ser a execução do que foi concebido na fase de planejamento. Neste sentido, a integração entre os processos organizacionais e estratégia torna-se indispensável para que o investimento desprendido no planejamento gere resultados para a organização.

Neste programa, os participantes terão contato com uma abordagem única capaz de promover o total alinhamento entre a estratégia e as iniciativas de processos das organizações. O método integra todo o arcabouço teórico e instrumental necessário para que se desdobre a estratégia até o nível de processos.

Objetivo

  • Desenvolver, por meio de exposições conceituas e exercícios práticos, conhecimentos em torno do tema de gerenciamento de gestão de processos à luz da estratégia, permitindo aplicação imediata pelos participantes;
  • Estabelecer um vocabulário comum para gerenciamento de processos;
  • Estabelecer o link entre o planejamento estratégico e os processos garantindo que todos os processos estarão alinhados e prontos a entregarem o que definido no planejamento estratégico;
  • Apresentar pontos de resistência e cultura que precisam ser trabalhados na organização para a boa implementação e gestão dos processos.

A quem se destina

Membros de equipes de processos estratégia e profissionais envolvidos em gestão de processos nas organizações.

Conteúdo Programático

Módulo 1. Uma visão global sobre o tema

  • O que é Estratégia?
  • O que são Processos?
  • A importância em conectar processos à estratégia.

Módulo 2: Modelo de Negócio e Cadeia de Valor

  • Definição de cadeia de valor;
  • Tipos de processos de negócio;
  • Motivadores para a identificação da cadeia de valor;
  • Alinhamento entre modelo de negócio, estratégia e cadeia de valor;
  • Elementos utilizados para criar a cadeia de valor.

Módulo 3: Mapeamento da situação atual

  • Modelagem de processos;
  • Notação BPMN (Business Process Model and Notation);
  • Melhores práticas de mapeamento.

Módulo 4: Identificação das oportunidades de melhoria

  • Fontes de oportunidades de melhoria dos processos;
  • Demandas estratégicas;
  • Experiência do cliente;
  • Qualidade e Lean.

Módulo 5: Redesenho dos processos

  • Definição de redesenho;
  • Como priorizar as ações de redesenho;
  • Impacto do redesenho na estrutura organizacional;
  • Indicadores de desempenho de processos;
  • Acordos de Nível de Serviço.

Módulo 6: Implementação e gestão dos novos processos

  • Projeto de implantação de redesenho de processos;
  • Papel do Gerente de Projetos em um projeto de redesenho de processos;
  • Escritório de Execução da Estratégia.

Módulo 7: Gestão de mudança aplicada para mudanças de processos

  • Objetivos da gestão de mudança;
  • Como realizar uma comunicação efetiva;
  • Fenômeno da resistência;
  • Tipos de mudança e estilo de liderança;
  • Técnicas de gestão de mudança.

Diferenciais

  • Treinamento que capacita os participantes a conectar de fato o mundo da estratégia com o mundo da operação;
  • Abordagem atualizada e contextualizada, capaz de promover nos participantes visão crítica, sistematizada e sistêmica quanto ao tema gestão de processos;
  • Apresentação de técnicas de gestão de mudança para facilitar a implantação das melhorias de processos.